JAMARY DOS PRETOS

A comunidade de Jamary dos Pretos situa-se na zona rural do município de Turiaçu, localizado na microrregião do Gurupi, no Oeste Maranhense. A área abriga um grande número de quilombos desde o começo do século XVIII, quando ocorreu a introdução dos primeiros escravos africanos nas fazendas de arroz e algodão.
O nome da comunidade origina-se da grande concentração de palmeiras jamari que havia no local quando os primeiros mocambeiros chegaram na região.
Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, em junho de 2007, 162 famílias habitavam o território de Jamary dos Pretos. Seus moradores vivem nos povoados Arrudá, Baixo do Amâncio, Boca do Caminho do Centro, Boca do Campo, Boa Vista, Cajual, Queimadas, Rancho de Arroz, Restinga, Santo Antônio e Jamary, a sede do território.
Os moradores de Jamary dos Pretos obtiveram, em 2003, uma importante conquista: o título definitivo de parte de suas terras, que foi outorgado pelo Instituto de Terras do Maranhão (Iterma). A vitória dos quilombolas resultou de muita luta contra os grileiros, que se apossaram de parte de seu território a partir da década de 1960. Em função de tal conjuntura, por muito tempo o lugar foi palco de conflitos e ameaças.
Em outubro de 2007, os jamaryzeiros batalhavam pela titulação da parte de seu território que ainda não havia sido regularizada. O processo de regularização dessas terras tramita no Incra, órgão do Governo Federal responsável pela titulação das terras de quilombo.
• Memória e história
• Atividades econômicas
• As práticas religiosas
• A conquista do título
Escravidão e formação de quilombos no Maranhão
Lutas, vitórias e desafios
Saiba mais sobre as comunidades
Leia os depoimentos de mulheres quilombolas do Maranhão
Fontes consultadas
|