Você está em:
  Comunidades Quilombolas no Brasil Estado do Rio Grande do Sul Os Quilombos Urbanos Ontem e Hoje Chácara das Rosas: de comunidade rural a urbana


CHÁCARA DAS ROSAS: DE COMUNIDADE RURAL A URBANA


O quilombo de Chácara das Rosas está situado no município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Dados do Incra de 2007 indicam que o quilombo possui aproximadamente 20 famílias.

No início, Chácara das Rosas era uma comunidade eminentemente rural. Com o tempo, sofreu o impacto da urbanização do município em que está localizada. Nos dias de hoje, o Chácara das Rosas é um quilombo urbano situado no bairro de classe média alta Marechal Rondon, entre as ruas Dona Rafaela e Duque de Caxias.

O nome da comunidade decorre de uma prática muito valorizada entre seus moradores: o cultivo de rosas. Rosa Maria de Jesus, fundadora do quilombo, gostava muito de plantar roseiras. No passado, as rosas embelezavam o território da família e sua comercialização foi mais uma fonte de renda para os quilombolas de lá. Ainda hoje, algumas pessoas da comunidade, a exemplo de Isabel, neta de Dona Rosa, cultivam roseiras como uma forma de manter viva na memória a lembrança da avó.

Saiba mais:
Chácara das Rosas e o quilombo de Manoel Barbosa: uma origem comum
Chácara das Rosas transforma-se em quilombo urbano
Os marcos territoriais de Chácara das Rosas
Religiosidade em Chácara das Rosas: a Casa de Nação
Acompanhe o processo de titulação de Chácara das Rosas


A resistência no quilombo Família Silva
Chácara das Rosas: de comunidade rural a urbana