Você está em:
  Comunidades Quilombolas no Brasil • Estado de São Paulo • Vale do Ribeira • A Luta contra as Barragens • MOAB


CONHEÇA MAIS SOBRE O MOAB

O MOAB (Movimento dos Ameaçados por Barragens) foi fundado em 21 de abril de 1991 pelos ameaçados por barragens do Vale do Ribeira, com o objetivo de organizar a resistência contra a construção das barragens do Rio Ribeira do Iguape, nos Estados de São Paulo e Paraná.

Dois meses depois, em junho de 1991, o MOAB organizou, em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra de Registro, a primeira manifestação contra a construção das barragens na região.

Em agosto do mesmo ano, promoveu, com o apoio de outras 32 organizações, o Encontro de Trabalho "As Hidroelétricas e o Desenvolvimento do Vale do Ribeira", no qual foi elaborado o documento "TERRA SIM, BARRAGENS NÃO".

Desde então, o MOAB vem organizando e fortalecendo a luta contra a construção das barragens no Vale do Ribeira. Organizou e participou de encontros e seminários, promoveu manifestações e exigiu medidas das autoridades competentes, sempre lutando pelos direitos das comunidades locais e combatendo a construção de barragens no Vale do Rio Ribeira.

Atualmente, o movimento possui uma sede, localizada no município de Eldorado. Uma comissão, formada por representantes de todas as comunidades ribeirinhas (quilombolas ou não), se reúne em média de três em três meses para discutir quais são os problemas existentes e como serão enfrentados.

O MOAB não tem presidente. A coordenação é composta por oito membros, que representam as comunidades da região.

O MOAB participa e integra o Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB, um movimento nacional que está presente em 19 Estados brasileiros e que faz uma luta política questionando o modelo energético implementado no Brasil.

Contato:

MOAB
Praça Nossa Senhora da Guia, 103
Estância Turística de Eldorado
11960-000
(13) 3871-1877

Conheça mais sobre o MAB
Veja também:

História
Organização Econômica
A Luta pela Titulação dos Territórios
Conflitos com as Unidades de Conservação
A Luta Contra as Barragens
As Comunidades
Fontes Consultadas