notícias | créditos e apoios | cadastre-se  
página inicial > Terras Indígenas > Espírito Santo
terras indígenas no espírito santo

No Estado do Espírito Santo vivem índios do povo Guarani e Tupiniquim. Os últimos, com população mais numerosa, somam 2.625 pessoas, conforme dados da FUNASA (2010). Já os Guarani somam 262 indivíduos e compartilham duas terras indígenas com os Tupiniquim: a TI Tupiniquim e a TI Caieiras Velha II.

As duas terras indígenas encontram-se homologadas. A TI Caieiras Velhas II foi homologada em 2004 com 57 hectares. Já a TI Tupiniquim, homologada em 2010, tem 14.282 hectares de extensão. Esta foi criada a partir da unificação do processo de demarcação de dois territórios, Caieiras Velhas e Pau Brasil, em uma área contínua.

No interior destas terras há três aldeias exclusivamente Guarani: duas localizadas na TI Tupinikim (Tekoa Porã e Mboapy Pindo), e outra na TI Caieiras Velha II (Piraquê-Açú).

Além destas terras com presença Guarani, há ainda uma terceira habitada exclusivamente pelos Tupiniquim e demarcada em 2010, a TI Comboios. Todas as terras indígenas no Espírito Santo estão concentradas no município de Aracruz.


 
[versão para impressão] [baixar pdf]

© 1995-2012 Comissão Pró-Índio de São Paulo. Todos os direitos reservados.

acesse-nos nas redes sociais: