notícias | créditos e apoios | cadastre-se  
página inicial > Terras Indígenas > santa catarina
terras indígenas em santa catarina

Dados de 2010 indicam a existência de 9.437 indígenas vivendo em aldeias em Santa Catarina pertencentes três etnias: Kaingang, Guarani e Xokleng. Os Kaingang são maioria no estado, com uma população de 6.397 pessoas. Os Xokleng somam 1.849 pessoas e os Guarani 1.189 pessoas (Funasa, 2010).

Das 29 terras indígenas de Santa Catarina, 25 são habitadas pelos Guarani dos subgrupos Ñandeva e Mbya, seja exclusivamente, seja em coabitação com os Kaingang e Xokleng. O litoral catarinense, o extremo oeste e o norte do estado são as regiões com maior concentração de aldeias Guarani.

Santa Catarina é um estado caracterizado por um longo histórico de disputas territoriais envolvendo indígenas, processo que persiste até os dias de hoje.  As disputas territoriais e a forte oposição à regularização das terras Guarani no estado dificultam ainda mais o seu processo de demarcação. As buy disputas envolvem iniciativas no Judiciário (em defesa e contrárias aos direitos dos Guarani) e ainda  junto ao Legislativo Federal, buscando anular os efeitos de portarias da Funai relativas aos procedimentos para demarcação.

Foto: Carlos Penteado


 
[versão para impressão] [baixar pdf]

© 1995-2012 Comissão Pró-Índio de São Paulo. Todos os direitos reservados.

acesse-nos nas redes sociais: