[ versão para impressão ]



Essas são algumas das perguntas que podem ser respondidas na visita a esse sítio eletrônico. As informações disponibilizadas para consulta são resultado do programa "Comunidades Quilombolas e Direitos Territoriais” desenvolvido pela Comissão Pró-Índio de São Paulo.
 
Com o objetivo de contribuir para a garantia dos direitos das comunidades quilombolas, a Comissão Pró-Índio de São Paulo se dedica a pesquisar e a divulgar como esses direitos vêm sendo reconhecidos na legislação, implementados pelo governo e interpretados pelo Poder Judiciário. São três linhas de pesquisa cujos resultados são divulgados em sites específicos:
 
Legislação – monitoramento das disposições legais referentes às comunidades quilombolas abrangendo as normas federais e estaduais, as legislações de Colômbia, Equador, Nicarágua e instrumentos internacionais.
 
Ações Judiciais – levantamento, sistematização e a análise de decisões proferidas pelo Judiciário brasileiro.
 
Regularização das Terras de Quilombo - monitoramento dos processos de regularização de terras de quilombo em curso nas Superintendências Regionais do Incra e das titulações efetivadas pelos governo federal e governos estaduais.
 

 
Comissão Pró-Índio de São Paulo